Últimas Notícias

Publicidade

Baturité

Outras Opções

Caio Prado

11 de abril de 2012

Morre em Alagoas o artista cearense de Baturité Vicente Ferreira

   Faleceu na manhã desta quarta, vítima de um enfarte, o artista plástico Vicente Ferreira de Lima que além de pintor de arte naif, era músico, mais conhecido por “Seo Vicente” ou “Ferreirinha”.
   Vicente, que completaria 85 anos de idade no dia 22 de maio era um dos maiores nomes de Alagoas na arte naif, arte primitiva moderna que é, em termos gerais, a arte que é produzida por artistas sem preparação acadêmica na arte que executam.
   Era cearense, de Baturité, onde aprendeu a pintar quando lhe pediram para pintar e desenhar os cenários de novelas em Baturité. Veio para Maceió em 1949. Pintava desde 1943 e começou a trabalhar em circo, quando também começou a tocar sanfona e depois a pintar. Teve exposições em Maceió, Ceará, Pernambuco, França etc...
   Sanfoneiro, passou para seus filhos e netos a carreira musical quando tocava no Trio Maceió. Tinha uma sanfona de 8 baixos, que não aprendeu a tocar porque era muito difícil. Depois comprou uma de 80 baixos que tocou até recentemente.
   Gostava de pintar coisas relacionadas ao patrimônio histórico, como casas, prédios, etc... e o folclore, como Pastoril e baianas.
Vicente também trabalhou na lida, agricultor, com a terra durante muitos anos. O enterro ocorreu hoje, às 16h, no Cemitério São José, no bairro do Prado.
Fonte: tribuna hoje.

Imagens de Posts Relacionados a Itapiúna

 
Copyright © 2013 Itapiúna Informa - Você Sempre Bem Informado!
Site Desenvolvido Por Foto e Art Oliveira