Açude do Massapê está com pouco volume de água

Foto Erandir Lopes
   Açude do Massapê como é conhecido foi construído no ano de 1963 na localidade de Massapê a dois quilômetros da sede do distrito de Caio Prado, na propriedade de Damião Viana.
   O reservatório de águas fluviais está com pelo menos um quarto de sua capacidade, o mesmo abastece mais de 20 famílias do assentamento de Massapê, a maioria das famílias de Caio Prado (quase quatro mil habitantes) também dependem desta água para o consumo diário, beber e cozinhar, a mesma é retirada do açude direto para consumo, não é feito nem um tratamento na água antes de ser usada, muitos dos usuários usam apenas uma simples "coação" da mesma em um pano.
   O açude é cercado e seu abastecimento é feito por pequenos riachos, segundo o proprietário Damião, o mesmo nunca secou.
   Damião aproveitou a oportunidade de nossa equipe para fazer um apelo a muitos que retiram água do reservatório, sobre animais que são colocados bem próximo ao açude chegando as vezes ficar dentro do mesmo que defecam e urinam na água, "este açude praticamente não serve para mim, e sim para aqueles que dependem de sua água, então seria bom que zelassem" disse Damião.
   O açude do Massapê sangrou pela última vez no ano de 2009, este ano já acumulou uma pequena quantidade de água, porém muito pouca mesmo.

0 comments:

Navegue Fácil!

Interaja!

Patrocinado