A água da cagece em Itapiúna é ou não é própria para o consumo

A água da CAGECE de Itapiúna é ou não é própria para consumo?
   Esta é uma dúvida que muitos teem sobre a água da Cagece em Itapiúna, neste post iremos esclarecer esta incerteza.
   Entrevistamos o funcionário encarregado da Cagece de Itapiúna o Sr. Elano e segundo o mesmo a água que é distribuída pela concessionária é sim própria para o consumo, uma vez que a mesma é rigorosamente tratada, fiscalizada e está dentro dos critérios exigidos pela a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará  ARCE.
   A água de Itapiúna vem do açude Castro a barragem a um quilômetro da sede, para chegar em nossas  casas com a qualidade adequada para o consumo, a água passa por diversos processos. A primeira etapa deste trajeto se chama captação, onde a água vem bruta e é levada através de adutoras para a estação de tratamento as quais denominamos ETA.
    Chegando as ETAs a substância, que ainda está em seu estado natural, passa por todos os processos de tratamento necessários para que ela seja consumida.
    Muita gente ignora nossa água devido o cloro que é usado na mesma, portanto convém salientar que o  produto é o desinfetante mais importante no tratamento da água a mais de 90 anos por todo o mundo, este agente desempenha papel fundamental na proteção da água tratada contra doenças de veiculação hídrica. Além de ser o principal agente de desinfecção devido ao seu poder de oxidação, o cloro também é capaz de manter a qualidade microbiológica da água, ou seja, inibe a presença de micro-organismos, como algas, entre outros.
    Atualmente o açude Castro acumula apenas 40% de sua capacidade, diante de um ano comprometedor o que nos preocupa é o famoso véu de noivas que libera uma boa quantidade de água 24 horas por dia, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos COGERH libera em média de 90 a 130 litros por segundo através da porta d' água, onde para a Cagece são liberados em média apenas 30 litros.
    Cabe a população se conscientizar e economizar o máximo possível nosso bem tão precioso, não há informações sobre racionamento de água no município, más não se descarta a hipótese, afirmou Elano.
    O atendimento da Cagece de Itapiúna fica na Av São Cristovão próximo ao colégio Franklin Távora e funciona de segunda a sexta, pela manhã de 08 às 12 horas, à tarde de 14 às 18.
    Qualquer dúvida, reclamação aviso de falta d' água a Cagece disponibiliza o automático (88) 3431 1213
(nos dias e nos horários de funcionamento)
Por Erandir Lopes.


0 comments:

Navegue Fácil!

Interaja!

Patrocinado