Últimas Notícias

Baturité

Caio Prado

2 de abril de 2013

Juíz de Itapiúna deixa comarca sem pendências

Juiz sai sem deixar pendencia
Juiz da comarca de
Itapiúna

   Conforme o TJCe  o juiz Erick Omar Soares Araújo, titular da Vara Única da Comarca de Itapiúna, conseguiu deixar a Comarca sem ações pendentes de decisão (sentenças, interlocutórias e despachos). Conforme certidão emitida pela diretoria da Secretaria da Vara de Itapiúna, todos os processos pendentes foram efetivamente finalizados, não se encontrando qualquer processo de natureza cível ou criminal concluso ao magistrado.
   A notícia está repercutindo positivamente. Quando assumiu a Comarca, em novembro de 2012, a Vara única de Itapiúna estava sem juiz titular há seis meses e, por conta disso, houve acúmulo de, aproximadamente, 700 processos. Determinado a diminuir o número de ações, a partir de novembro, o magistrado passou a aplicar o sistema de planejamento, metas e execução. Ele disse que seleciona as ações por tema (idosos, criança e adolescente, família, crime, entre outros) e organiza os dias da semana para apreciar um assunto de cada vez. O planejamento tem facilitado no momento de julgar, acrescenta o TJCe.
   “São conceitos da administração que temos de trazer para o Judiciário, sobretudo porque o objetivo é não acumular processos”, explicou o juiz titular da Vara única de Itapiúna em entrevista ao TJCe.  
   A experiência de Itapiúna é um modelo sugerido a todas as varas judicais do Ceará. Em praticamente todas há acúmulo de processos. No Fórum de Justiça de Quixadá, vizinho a Ibaretama, os processos se acumulam advogados e a população reclamam da demora.  

 
Copyright © 2013 Itapiúna Informa - Você Sempre Bem Informado!
Site Desenvolvido Por Foto e Art Oliveira