Lama chega à cidade de Governador Valadares e prefeitura faz alertas à população

Imagem divulgação
    O pico da passagem da lama da barragem de Mariana, pela calha do rio Doce previsto para às 21h de ontem, na verdade começa a acontecer esta tarde. Os resíduos ficaram retidos na Usina de Baguari que não comunicou à Prefeitura, nem que iria reter os rejeitos, muito menos a hora que iria liberar, embora o contato com a Usina seja constante. Desta forma, a captação e o abastecimento de água estarão totalmente interrompidos, devido ao alto nível de turbidez.
   Em contato permanente com orgãos federais e estaduais, que estão monitorando a situação, como a CPRM e a Agência Nacional de Água (ANA), o SAAE alerta que não há como prever quando poderá restabelecer o abastecimento, já que nenhum tratamento é eficaz enquanto a lama não se diluir e passar.
   Desta forma, além de pedir economia à população, a Prefeitura elaborou um Plano de Emergência enviado ao Governo Estadual e à empresa Samarco, responsável pela tragédia ambiental. O Plano contém ações emergenciais imediatas que tentam minimizar os impactos que a possível falta de água acarretará, como, por exemplo, a exigência de que a empresa consiga caminhões pipa para suprir a necessidade da população. A Copasa se colocou à disposição e já identificou municípios que poderão ceder água como Frei Inocêncio, Marilac e locais do Vale do Aço. O Plano estabelece quanto de água será necessário para as necessidades da população, com prioridade para hospitais, escolas e abrigos.
   O Plano contém ainda necessidades específicas dos setores de Saúde e Educação do município na situação de emergência e ações da pós emergência, como a construção pela Samarco de um novo sistema de captação, tratamento e reservatório para a cidade, que não dependa do Rio Doce.
   A Prefeitura reitera a necessidade dos moradores economizarem água ao máximo, e tentar garantir o abastecimento com as próprias reservas de água (caixas). A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros alertam ainda para que ninguém entre em contato com a água do rio Doce.
Fonte:
Prefeitura Municipal de Governador Valadares.

0 comments:

Navegue Fácil!

Interaja!

Patrocinado