
Vicente, que completaria 85 anos de idade no dia 22 de maio era um dos maiores nomes de Alagoas na arte naif, arte primitiva moderna que é, em termos gerais, a arte que é produzida por artistas sem preparação acadêmica na arte que executam.
Era cearense, de Baturité, onde aprendeu a pintar quando lhe pediram para pintar e desenhar os cenários de novelas em Baturité. Veio para Maceió em 1949. Pintava desde 1943 e começou a trabalhar em circo, quando também começou a tocar sanfona e depois a pintar. Teve exposições em Maceió, Ceará, Pernambuco, França etc...
Sanfoneiro, passou para seus filhos e netos a carreira musical quando tocava no Trio Maceió. Tinha uma sanfona de 8 baixos, que não aprendeu a tocar porque era muito difícil. Depois comprou uma de 80 baixos que tocou até recentemente.
Gostava de pintar coisas relacionadas ao patrimônio histórico, como casas, prédios, etc... e o folclore, como Pastoril e baianas.
Vicente também trabalhou na lida, agricultor, com a terra durante muitos anos. O enterro ocorreu hoje, às 16h, no Cemitério São José, no bairro do Prado.
Fonte: tribuna hoje.
Tags:
Famosos