Itans distrito de Itapiúna lugar esquecido por muitos

Igreja de Itans
Foto Erandir Lopes
   O distrito de Itans, cujo nome significa “conchas de pedra”, é o mais antigo do município de Itapiúna. 
   O distrito fica a mais ou menos 10 quilômetros da sede, sua origem deve-se a partir de uma Igreja construída pelos índios, no século XVII.dedicada a Nossa Senhora da Assunção, a igreja passou por algumas transformações e por esta razão não mantém sua estrutura original, a mesma tinha um  alpendre que existia em uma de suas laterais.
   Em Itans encontramos posto de telefonia, campo de futebol, ginásio poli-esportivo, posto de saúde, escolas, creches,igreja, projeto esperança das crianças sertanejas, cartório,cemitério  Associação Comunitária, e a praça pública que conta com um parquinho de diversões, a mesma é a única dos distritos de Itapiúna que ainda permanece com a tv pública em seu interior, a anos a praça não passa por uma reforma, e sua estrutura está comprometida.
Praça de Itans
Foto Erandir Lopes
    É importante lembrar que no Distrito, já existiu um engenho cujo nome era Burracho Pombo, embora tenha sido construído em 1.960 só começou a funcionar em 1.961 com a chegada de Luiz General dos Santos, que veio de Palmácia para trabalhar nele. O mesmo funcionou por três anos, pois o dono do terreno  faleceu e após a morte dele, os herdeiros apareceram e doaram o engenho para a comunidade. 
     Porém, não soube-se administrá-lo, a produção caiu, vindo com isso, o seu fechamento.
Fonte: Apostila sobre Itapiúna. 

0 comments:

Navegue Fácil!

Interaja!

Patrocinado