Transnordestina: Trecho de Quixeramobim à Quixadá será contratado ainda em abril

 Avançando no Sertão Central, a Ferrovia Transnordestina deve contratar o lote 6 (Quixeramobim — Quixadá), de 50 km de extensão, ainda neste mês de abril. A declaração é de Tufi Daher Filho, diretor-presidente da Transnordestina Logística S.A. (TLSA), empresa que administra a linha férrea, durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao canteiro de obras em Iguatu, no Centro-Sul do Ceará, nesta sexta-feira (5).

"Os lotes agora são todos modelados. É de 50 quilômetros, ele vai até Quixadá. Não posso falar muito do valor do investimento devido à concorrência entre as empresas, mas a gente já fez a concorrência, estamos no shortlist das empresas para que a gente ainda em abril consiga contratar esse lote 6", disse Tufi Daher Filho.

Shortlist é o termo técnico para o processo de seleção da empresa que irá executar a obra. Nos lotes 4 (Acopiara — Piquet Carneiro) e 5 (Piquet Carneiro — Quixeramobim), a vencedora foi a Marquise Infraestrutura, que será responsável pela construção de mais 101 km de ferrovia.

A contratação do novo trecho indica que mais da metade dos 11 lotes em solo cearense da Transnordestina estão em obras. De acordo com Tufi Daher, já estão prontos "70% do empreendimento da fase 1", percurso compreendido entre São Miguel do Fidalgo (PI) e Porto do Pecém (CE).

"Já estão contratados 101 quilômetros, os lotes 4 e 5. Como esse mês ainda a gente contrata mais 50 quilômetros do lote 6, irão faltar 231 quilômetros. Com esse compromisso que o presidente Lula fez de que não faltará recursos, a Transnordestina vai fazer sua parte, como tem feito até aqui, e final de 2026, início de 2027, entregamos o empreendimento até o Porto do Pecém", projeta o diretor-presidente da TLSA.

VISITA DE LULA AO CEARÁ

O presidente Lula esteve em Iguatu para acompanhar o canteiro de obras do lote 3 (Iguatu — Acopiara) no Ceará. O trecho, de 50 km, está em processo de finalização, e conforme a TLSA, "estão sendo finalizadas obras de superestrutura (montagem da linha férrea)".

Fonte: TLSA

0 comments:

Navegue Fácil!

Interaja!

Patrocinado