Moradores de Erval Grande narraram que o tempo começou a mudar por volta das 15h, quando começou a garoar no município de 5 mil habitantes. Em poucos minutos, porém, as nuvens se tornaram mais densas e o fenômeno começou.
O fenômeno durou cerca de 20 minutos e, segundo a Defesa Civil municipal, 285 casas ou lojas e 23 galpões foram ao menos parcialmente destruídos. Quase 50 quilômetros de fiação elétrica do município foram danificados, árvores caíram e estradas de acesso à zona rural foram interditadas.
A prefeitura decretou situação de emergência no sábado, 10, e já começou os trabalhos de reconstrução.
Analisando dados do radar meteorológico de Chapecó, agentes da Defesa Civil de Erval Grande concluíram se tratar de um tornado, que “ocorreu após o transporte de calor e umidade vindos do Norte do País, aliado ao aprofundamento de um sistema de baixa pressão e ao deslocamento de uma frente fria”, informou o órgão em comunicado. “Estes tipos de sistemas são responsáveis pela ocorrência de temporais severos, que culminam em grandes acumulados de precipitação, além de rajadas de vento intensas”, concluiu.